CAMPANHA SALARIAL AGESPISA 2021 – AS MALDADES CONTINUAM V

AGESPISA CONTINUA INSISTINDO NA RETIRADA DE DIREITOS DA CATEGORIA

Apesar de sofrer dois processos judiciais, com condenação de multas por descumprimento do ACT, a AGESPISA continua insistindo nessa prática nefasta de massacre aos seus trabalhadores/as com os devidos atrasos. Sobre o ACT 2020/2022, como é do conhecimento da categoria agespisiana, a direção da empresa com sua intransigência durante as negociações, apostou no caos, obrigando esta entidade sindical a ajuizar o dissídio coletivo de trabalho, cujo resultado foi uma decisão do 22º TRT, através de Sentença Normativa, determinando que a AGESPISA aplique o reajuste no percentual de 50% da inflação sobre os salários, dentre outras cláusulas econômicas, sendo que, mais uma vez a empresa apostou no caos, e recorreu da decisão com Embargo de Declaração junto ao Tribunal, onde a Desembargadora Relatora prolatou um despacho aplicando efeito suspensivo nas Cláusulas econômicas, até a apreciação da matéria, a qual aconteceu no dia 12 de maio de 2021, onde por unanimidade do 22º TRT, julgou improcedente o recurso de Embargo de Declaração da empresa.

Com isto, após publicação do Acórdão, considerando que a decisão proferida pelo Tribunal não tem efeito suspensivo, o SINTEPI juntamente com os/as trabalhadores/as, esperam que a direção da empresa, num ato de grandeza, cumpra a decisão do Tribunal e aplique o reajuste nas devidas cláusulas econômicas, com pagamento do retroativo a maio de 2020, conforme vigência da referida Sentença Normativa.

Quanto ao Aditivo ao ACT 2020/2022, o qual tratamos das cláusulas econômicas, depois de duas rodadas de negociações, na primeira rodada, a empresa ofereceu reajuste ZERO para as Cláusulas do Reajuste de Salário e Auxílio Creche/Educação, e 50% da inflação para as Cláusulas Diária de Viagem; Auxílio Funeral e Seguro de Vida, com esta contraproposta se fez necessário realizarmos a segunda rodada de negociação, oportunidade em que a empresa ofereceu 2% na Cláusula Reposição Salarial, com vigência a partir de agosto/2021 e manteve a proposta para as demais Cláusulas e ainda sugeriu que o sindicato levasse para apreciação da categoria.

Os representantes do sindicato fizeram seus questionamentos à contraproposta da empresa e de pronto colocou em mesa que dificilmente a categoria iria aprová-la. Considerando o pleito da empresa, o SINTEPI realizou assembleias nos dias 05 e 06/05/21, onde 96% dos presentes votaram pela rejeição da contraproposta da empresa. Em seguida, no dia 7/05, foi enviado para a empresa ofício comunicando o resultado das assembleias e solicitando uma nova rodada de negociação, sendo que aconteceu dia 13/05, onde de forma desrespeitosa, mais uma vez para com os trabalhadores, compareceu apenas a Diretora Administrativa, somente para comunicar que manteria a contraproposta ofertada na segunda rodada de negociação e que estava ali somente para ouvir, que não tinha autonomia para negociar sem ouvir os demais diretores. Com esta postura da direção da empresa, mais uma vez, ficam frustradas as negociações. Em outra oportunidade estaremos repassando novas informações.

Vamos continuar na luta para defender o direto dos trabalhadores/as. Contamos com a participação de todos/as.

Trabalhadores/as unidos/as, jamais serão vencidos/as!

A DIREÇÃO DO SINTEPI

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7