Grupo de Trabalho entre Urbanitários e Governo do Estado tem primeira reunião para discutir o saneamento no Piauí

BOLETIM AGESPISA

Após a audiência realizada, em novembro/2023, entre o SINTEPI e o governador do Estado, Rafael Fonteles, onde ele sugeriu a criação de um grupo de trabalho entre os representantes do Sindicato dos Urbanitários, SENGE , AGESPISA, CUT e do Governo do Estado, tais como as secretarias de Relações Sociais – SERES, de Administração – SEAD e da Procuradoria Geral do Estado.

Finalmente, depois da publicação no Diário Oficial do Estado da portaria criando a mesa temática para discutir a proposta do novo modelo de saneamento básico no Estado do Piauí, bem como ficará a situação dos/as trabalhadores/as neste contexto, nesta quarta-feira (21/02), aconteceu a primeira reunião entre as partes para discutir o regimento interno dos trabalhos, indicação dos nomes, calendário de reuniões, dentre outras premissas.

Inicialmente aconteceu apresentação dos presentes, em seguida a secretária Núbia Lopes (SERES) citou a importância do grupo de trabalho, cujo papel é de apresentar alternativas concretas para o sistema público de saneamento. Já o secretário de administração destacou que o governo seguirá com o projeto de privatização do sistema, porém não apresentou nada de concreto, mas que os trabalhos apresentados pela comissão poderão mudar o cenário proposto pelo Governo. Em seguida, o presidente do SINTEPI, Francisco Marques, ressaltou a importância dos serviços públicos exercidos pelo poder público e fez um breve balanço sobre as consequências negativas das privatizações do saneamento no Brasil e no mundo, destacando o alto custo da tarifa de saneamento básico. Alertou também sobre o perfil da sociedade piauiense, principalmente em relação à renda per capita, onde temos quase a metade da população em situação de pobreza e cerca de 190 municípios onde a receita não cobriria o custo dos serviços. Vale ressaltar que a almejada universalização do saneamento está longe de ser alcançada em função dos modelos utilizados pelo setor privado, deixando claro que a privatização do setor não é a solução. No âmbito estadual entendemos que a solução é a manutenção da AGESPISA pública, que inclusive vem mostrando sinais de recuperação, mesmo com algumas ingerências políticas.

A CUT, representada pelo diretor Paulo Bezerra, também se manifestou fazendo um balanço sobre a luta dos urbanitários e da necessidade de se manter o serviço público estatal.

O representante da AGESPISA, na pessoa de Odilon – gerente de Gestão de Pessoas, manifestou-se sobre a importância do corpo funcional da empresa, sobretudo da qualificação profissional, destacou também a redução do custo com pessoal, como também os investimentos na melhoria do saneamento que a empresa vem fazendo em várias localidades do Estado. Foi destacada também a importância da manutenção de cerca de 900 trabalhadores/as, onde grande parte aguarda proposta de um bom incentivo de desligamento (PDV), proposta essa citada pelo Governador na audiência com o sindicato. Ao final da fala do representante da AGESPISA e dos sindicatos, a secretária Núbia Lopes, lembrou que a intenção do Governo do Estado é aproveitamento dos empregados que eventualmente não aderirem ao suposto PDV.

No final ficou definida que a data da próxima reunião seria a participação dos membros do GT no Fórum do Saneamento, que será realizado no dia 13/03/2024, no auditório da AGESPISA. Em seguida teremos um novo encontro no dia 21/03/2024.

ATENÇÃO!

O SINTEPI deu inicio à Campanha Salarial 2024 com a elaboração da pré-pauta do ACT 2024/2026, e, inclusive, já estamos com uma agenda de assembleia com os/as trabalhadores/as para apreciação e aprovação da pauta de reivindicações, que será dia 27.03 (terça feira), no prédio sede da AGESPISA e demais regionais.

Vamos à luta!

Unidos seremos mais fortes!

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7