LUTA EM DEFESA DA AGESPISA

Representado pelo presidente Francisco Marques e pelo vice-presidente Francisco Ferreira, o SINTEPI participou de audiência pública, no dia 24/11, sobre o projeto de lei que trata da municipalização/privatização da AGESPISA, apresentado pelo atual prefeito de Floriano.

O representante do Sindicato dos Urbanitários realizou uma fala convincente, apontando os prejuízos que a privatização de serviços tão essenciais pode acarretar, tanto em termos de piora dos serviços, como o aumento da tarifa de água. O dados apresentados foram baseados em experiências internacionais e nacionais negativas, conforme aponta um estudo do Instituto Transnacional (TNI), centro de pesquisas com sede na Holanda, de 2000 a 2019, 312 cidades em 36 países reestatizaram seus serviços de tratamento de água e esgoto. Entre elas, Paris (França), Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina) e La Paz (Bolívia), o que comprova que este tipo de prática não traz os benefícios prometidos, pelo contrário, dificulta o acesso de milhares de pessoas ao saneamento básico.

Durante a audiência, o técnico da empresa, Fernando Alencar, também apresentou estudo demonstrando a inviabilidade do projeto apresentado pela prefeitura. O sindicato saiu do debate com a sensação de dever cumprido, porque entrou nesta luta de forma positiva, com grandes chances de reverter este nefasto projeto.

E foi o que aconteceu no dia 3/12, quando vereadores da própria situação retiraram o projeto da pauta de votação da Câmara de Vereadores, pois sentiram que seriam derrotados, por não haver votos suficientes para aprovar o projeto. A sessão foi a última do ano de 2021, portanto, este só voltaria a discussão, caso acontecesse uma sessão extraordinária, no entanto, estamos atentos e mobilizados. Também tomamos conhecimento que a fala de vereadores foi pautada na apresentação desta entidade e do técnico da empresa durante audiência pública, que teve a presença massiva da sociedade, de parlamentares e de vários companheiros da Agespisa de Floriano.

Queremos parabenizar todos(as) companheiros(as) urbanitários(as) e em especial aos agespisianos(as) e o trabalho realizado por esta entidade.

A luta continua!

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7