SINTEPI participa de Audiência Pública sobre projeto de privatização da Agespisa em Floriano

A privatização da AGESPISA em Floriano é objeto de um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal daquele município, que quer repassar os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto para a iniciativa privada.

O assunto foi debatido nesta quarta-feira, 24/11, em uma audiência pública na Câmara Municipal, presidida pelo presidente da casa, Joab Curvina. O Sindicato dos Urbanitários também esteve presente, sendo representado pelo presidente Francisco Marques e pelo diretor Francisco Ferreira. Marques realizou uma fala convincente apontando os prejuízos que a privatização de serviços tão essenciais pode acarretar. A crítica é baseada em experiências internacionais negativas. Conforme aponta um estudo do Instituto Transnacional (TNI), centro de pesquisas com sede na Holanda, de 2000 a 2019, 312 cidades em 36 países reestatizaram seus serviços de tratamento de água e esgoto. Entre elas, Paris (França), Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina) e La Paz (Bolívia), o que comprova que este tipo de prática não traz os benefícios prometidos, pelo contrário, dificulta o acesso de milhares de pessoas ao saneamento básico.

Durante a audiência, um técnico da empresa apresentou estudo demonstrando a inviabilidade do projeto apresentado pela prefeitura. O sindicato saiu do debate com a sensação de dever cumprido, porque entrou nesta luta de forma positiva, com grandes chances de reverter este nefasto projeto.

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7