BOLETIM CNE: CNE SE REUNIU COM DIREÇÃO DA ELETROBRAS PARA DEBATER ASSUNTOS FUNDAMENTAIS PARA OS TRABALHADORES SEU FUTURO ESTÁ AMEAÇADO!

O Coletivo Nacional dos Eletricitários se reuniu no dia 15 de fevereiro, no Rio de Janeiro, com o Diretor Jurídico e de Gestão Corporativa do Sistema Eletrobras, Alexandre Aniz, para discutir uma pauta extensa, com temas fundamentais para os trabalhadores e a trabalhadoras da holding. Na oportunidade foram debatidos os seguintes pontos: Periculosidade, programa de desligamento (PID, PID-A, PAE e CSC), 13º salário, reestruturação do Sistema, licença- paternidade e Conselho de Administração.
Leia abaixo os posicionamento do Sistema Eletrobras e a posição dos representantes dos trabalhadores sobre cada item:
13º Salário
A Direção da Eletrobras autorizou o pagamento da antecipação de 25% do 13º salário a ser realizado no dia 17 de fevereiro para as empresa de Geração e Transmissão. As distribuidoras que tiverem caixa poderão efetuar também a referida antecipação.
Periculosidade
Considerando as medidas unilaterais tomadas por algumas empresas, o Coletivo solicitou que a Holding unifique os procedimentos, e que as empresas que já estão em processo aguarde as diretrizes que serão apresentadas pelo Sistema Eletrobras. A representação dos trabalhadores cobrou coerência aos gestores das demais empresas, pois quando as medidas são benéficas aos trabalhadores, sempre existe uma demora em sua implementação, mas quando são decisões que trazem prejuízo são postas rapidamente em ação.
Conselho de Administração
O CNE solicitou coerência da direção da Eletrobras, pois à medida que impediu a participação dos dirigentes sindicais (representante dos trabalhadores) para eleição do conselho, não valeu para os gerentes que representam os interesses da empresa. Essa decisão gera um grande conflito, pois fica a pergunta no ar: o Gerente vai representar a Eletrobras ou os trabalhadores?
Licença Paternidade
A licença de 20 dias está autorizada pelas empresas que aderiram ao programa “Empresa Cidadã”. Até o momento Furnas, Eletronorte, Chesf e Eletrosul já participam. O CNE solicitou que seja implantado em todas as empresas e que seja retroativo a janeiro de 2017.
Programa de desligamentos
Considerando que são medidas que afetam o futuro dos empregados o CNE solicitou a abertura de um canal de discussão, para que seja possível acrescentar alternativas ao que foi colocado até o momento. Mesmo porque, estamos falando do futuro de país e mães que são chefes de família, e que precisam ser tratados com todo respeito e dignidade.
Aguarde para fazer a sua adesão
Com relação aos planos de desligamento pede aos trabalhadores que aguardem a reunião prevista com a Direção da Eletrobras no dia 07/03 com empresa. Até lá não assine nada.
Rádio Peão informa:
O novo plano pode ser muito pior do que está sendo divulgado. Fique ligado!!

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO CNE
• 07/03- Reunião do CNE com a Eletrobras
• 9 e 10/03 – Planejamento do CNE no STIUDF.

Dia 21/02 (terça-feira) – Assembleia na Chesf Teresina e regionais

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7