Chesf passa fake news

Com a intenção de extinguir o Centro de Operação Regional Oeste – CROO em Teresina, a Chesf vem passando falsas informações para as autoridades do Estado, para o Sindicato dos Urbanitários e para toda a sociedade. Através da imprensa, em matérias veiculadas dia 4 de abril, soubemos que, em reunião entre a diretoria da companhia e o senador Elmano Férrer, a empresa havia comunicado que o Centro de Operação da Chesf estaria mantido, o que de fato não aconteceu, pois logo em seguida a empresa enviou um ofício ao governador Wellington Dias afirmando que a Chesf permaneceria operando no Piauí com a manutenção da usina e de nove subestações, com administração localizada em Teresina. Porém, o que a Chesf ocultou é que em nenhum momento o Sindicato dos Urbanitários questionou a saída da companhia como um todo do Piauí e sim a extinção apenas do CROO, que a Chesf pretende e já anunciou que irá transferir para o Ceará ainda este mês de abril. Portanto, fica claro que a Chesf passou uma informação que tem o objetivo de abafar a saída do Centro de Operação do Piauí diante de toda a repercussão do caso na sociedade piauiense.

Com essa fake news, a geradora esconde os prejuízos que esta ação promoverá ao nosso Estado. Com a extinção do Centro, que já opera em Teresina há 44 anos, os usuários e o Piauí perderão em tempo de resposta para um pronto restabelecimento do Sistema Elétrico local e regional, terá perda de uma tecnologia destacável no mercado local de trabalho, e inclusive, com consequências negativas dentro da área acadêmica do Piauí, que está em pleno desenvolvimento na formação de profissionais para a atuação no mercado de energia elétrica. “O Estado do Piauí passa por uma revolução na produção de energia elétrica renovável (energia hidroelétrica, solar e eólica), sendo destaque nacionalmente, portanto essa decisão da Chesf vai na contramão de tudo isto, posto que a permanência do Centro de Operação – CROO no Piauí ganha ainda mais importância no desenvolvimento do nosso Estado”, afirma Herbertt Marinho, diretor do Sindicato dos Urbanitários.

O que o Sindicato e os trabalhadores reivindicam é a manutenção do Centro de Operação aqui em Teresina e a sua revitalização, que hoje, mesmo com o sistema obsoleto, atende com excelência ao Sistema Interligado Nacional e a sociedade. Os Centros de Salvador, Recife, Fortaleza e Paulo Afonso receberam melhorias e reformas em seus sistemas, o único que foi negligenciado foi o Centro de Teresina, em uma total discriminação com o Piauí. O CROO deve oferecer ao seu usuário não apenas condições de controlabilidade, mas também um ambiente dotado de infraestrutura e ferramentas para uma operação segura do Sistema Elétrico a ele atrelado.

Esta entidade lutará até o fim pela permanência do CROO em Teresina e por sua revitalização para que os trabalhadores possam operar em uma estrutura adequada, oferecendo assim um serviço de qualidade para nosso Estado e para toda a sociedade. “Buscaremos as autoridades do Estado, governador Wellington Dias; deputado federal Júlio César, líder da Bancada Federal no Nordeste; como também o senador Elmano Férrer, para esclarecer os fatos”, diz Marinho.

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7