CHESFIANOS APROVAM PROPOSTA PARA O ACT 2023/2024

De forma soberana, os chesfianos de todo Nordeste aprovaram a proposta alcançada em mesa para fechamento do ACT 2022/2023. As assembleias foram realizadas em todas as bases da Chesf do Nordeste, durante toda esta semana. Os dirigentes sindicais nos estados repassaram as informações e analisaram todos os itens com a categoria. Este é o primeiro acordo negociado após a privatização da Eletrobras. Foram sete meses de negociações convivendo com as incertezas das mudanças que a nova gestão das empresas estão em processo de implatantando. Diante desse cenário, a FRUNE, através dos sindicatos, estabeleceu como principal objetivo preservar as conquistas históricas dos trabalhadores, evitando demissões sem justa causa na empresa. Esta caso da Chesf, a situação era ainda mais crítica já que a empresa foi mais sacrificada nos últimos anos, reduzindo acima de 40% o seu quadro próprio.

Na avaliação dos dirigentes sindicais, apesar do momento adverso, com virada de chave e as mudanças na estrutura organizacional de todo o grupo Eletrobras, todas as conquistas dos chesfianos foram mantidas, incluindo os salários e benefícios reajustados com a inflação retroativa a maio, 4,18%. Consideramos, portanto, que manter os dois acordos (nacional e específico) sem retrocessos um ano após a privatização, num cenário onde não havia nenhuma garantia aos seus trabalhadores, é um triunfo importante pata toda categoria. Com o resultado, a Frune vai comunicar oficialmente a Eletrobras/Chesf sobre a decisão dos chesfianos em relacão a proposta para que os demais procedimentos formais sejam realizados.

SOBRE OS NOVOS EMPREGADOS DA ELETROBRAS

A Frune e os sindicatos fizeram um grande esforço para evitar que os novos trabalhadores do grupo Eletrobras sofressem os efeitos da privatização nos seus contratos de trabalho. Infelizmente, as diretrizes de gestão de pessoas foram unificadas e, no ano passado, homologado no ACT pela maioria das outras empresas. Assim, teremos que conviver com contratos diferentes entre os profissionais que atuam na empresa. Já sofremos isso no passado, quando éramos estatal, com o efeito da conhecida CCE 009. Revertemos muitas coisas para os trabalhadores da época. Teremos mais esse desafio pela frente que deverá estar nas pautas do próximo ACT.

DATAS PARA PAGAMENTOS

16/11/23 Salário Base e Anuênio

01/12/2023 Demais verbas salariais e benefícios

16/11/2023 Tíquete Alimentação

CONTAMINAÇÃO NO RIO SÃO FRANCISCO MATA MILHARES PEIXES BAHIA

Mais de mil peixes apareceram mortos no Rio São Francisco, na região de Juazeiro, no norte da Bahia. Nesta semana, 200 técnicos de diversos órgãos estão na cidade para identificar o que causou a contaminação das águas, já que uma análise inicial identificou que não se trata um de fenômeno natural. Sobre essa situação o diretor da Frune, Gilberto Santana, fez a seguinte análise.

A TERRA, A ÁGUA E O HOMEM Não é a terra que pertence ao homem, é o homem que pertence a terra. Essa máxima nos remete a uma reflexão acerca dos recursos naturais. Não dar pra separar o “natural” de nós, somos todos natureza, somos parte desse todo que constitui a vida. E a vida como bem maior! Direito primário de tudo que vive, reclama cuidado e proteção coletiva ao bem mais precioso, donde a vida se originou: a água. A lógica insana do mercado transforma tudo em mercadoria, inclusive nós. Quando a água é “tratada” como uma mercadoria, perde seu valor intrínseco à vida, se desvincula da finalidade divina de promover e garantir que tudo e todos tenham vida plenamente.

A sanha do capital associada ao “ogro- negocio” e sua cultura de mineração agrícola. A técnica produtivista, de muito retirar sem nada retribuir, obtenção do lucro a qualquer custo e a inversão de submeter a natureza ao domínio Neoliberal do mercado, já têm produzido muitos desastres ambientais. Do meu lugar de ser feliz aqui no Sitio do Vovô, em Juazeiro da Bahia, assisto a agonia de um povo com a mortandade de peixes no distrito de Itamotinga, cujas causas e autoria dizem ser desconhecida. Por aqui ninguém assina desastre, aqui por enquanto, tudo é desconhecido… Como uma “bala perdida”, essa mortal substancia que envenena a água, mata os peixes e deixa o povo sedento, também deveras ocorrer sem essa intenção. Muito difícil explorar o desconhecido. Agora está lançado o desafio aos órgãos ambientais, fiscalizadores de apontarem causas, autoria, responsabilidade e compensação ambiental. Entre o desconhecido que já lamentamos soma-se ao “conhecido” pseudo progresso, que desafia o natural buscando acúmulo material.

Se o velho Chico falasse, diria que do seu leito produzem um “açúcar amargo” que queima literalmente a ideia de desenvolvimento. Ampliando os bolsões de uma miséria dietética, suportada pelos governantes, chantageados na falácia da geração de empregos. Que o doce da manga que vai para Amsterdã , carrega o suor de um povo cujo viver é azêdo. Que o vinho premiado e festejado, tem o fermento dos sonhos de quem raleia no pesadelo das grandes plantações. Essas não são palavras de mágoa, são constatações de uma esperança militante em defesa da água. Em defesa do ribeirinho. Em defesa da vida, da vida que surgiu na água.

FACHESF REALIZA ELEIÇÃO DE SUPLENTES DO CONSELHO DELIBERATIVO

A Fachesf realiza, nos próximos dias 21, 22 e 23 de novembro, as eleições para escolha de dois novos ocupantes do seu Conselho Deliberativo, membros suplentes para mandatos complementares. A votação será através do site www.fachesf.com.br e o eleitor deverá votar em 2 candidatos. Neste processo, apoiamos Paulo Francisco Barbosa – 21 e Hiran Resende Pacheco – 31. Consideramos importante garantir a presença, nos espaços de representação da Fachesf, de representantes que lutem pela defesa dos participantes e tenham uma relação com as entidades representativas, em especial os sindicatos e a Aposchesf.

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7