Durante Audiência Pública foram destacados prejuízos da extinção do CROO para o Piauí

Na manhã desta quinta-feira (22), o Plenarinho da Assembleia Legislativa foi palco da Audiência Pública que discutiu os prejuízos para do Piauí da transferência do Centro de Operações da Chesf – CROO para o Ceará. A audiência foi uma proposição da deputada estadual Flora Isabel, articulada pelo Sindicato dos Urbanitários, em mais uma ação em defesa do nosso CROO, que está sendo ameaçado pela direção de Operação da CHESF desde o ano de 2017. Durante o debate estiveram presentes o ex-diretor de Operações da Chesf, Mozart Bandeira, trabalhadores, CUT-PI, sindicatos de classes, Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB e representantes da sociedade civil organizada, além dos deputados Flora Isabel, Francisco Lima, Cícero Magalhães e Georgiano Nunes.

Mozart Bandeira destacou que os prejuízos com a transferência do CROO do Piauí para o Ceará serão significativos, pois o centro acompanha todas as instalações 24 horas por dia, trabalhando em turno de revezamento, monitorando a qualidade da energia, para que seja adequada às instalações e ao consumidor. “Qualquer anormalidade com uma instalação, o centro sabe de imediato e se lhe couber, já busca soluções rápidas. Com esta transferência, em caso de um apagão, por exemplo, será preciso que as autoridades piauienses se portem à Recife ou ao Ceará, burocratizando e prolongando as soluções para eventuais problemas”, explicou o ex-diretor de Operações.

A deputada Flora Isabel se posicionou contra a saída do CROO afirmando que não podemos aceitar isso, pois irá quebrar o desenvolvimento do Piauí, além de trazer demissões dos trabalhadores. Os deputados Georgiano Nunes, Francisco Lima e Cícero Magalhães também pontuaram que são centenas de funcionários que dependem da Chesf e afirmaram estarem trabalhando, tanto a bancada estadual como a federal, no sentido de manter o Centro em nosso Estado.

Os representantes do Sindicato dos Urbanitários, o presidente Francisco Marques e o diretor de Comunicação, Herbert Marinho, se pronunciaram afirmando que a extinção do CROO ataca a soberania do Estado em um momento em que o Piauí está em pleno desenvolvimento na geração de energia, com a energia eólica, solar e hidroelétrica, deixando de ser apenas consumidor para se tornar produtor de energia. “Iremos perder esta tecnologia que desenvolvemos em 44 anos de centro, além de perdemos campo de trabalho e laboratório para estudantes de energia elétrica”, disse Marques, que apontou ainda que o Sindicato vem travando uma luta em defesa não apenas da permanência do Centro, mas também pela sua revitalização, já que a obra do Centro está abandonada e já foram gastos mais de 1 milhão e meio de reais. O presidente do Sindicato também lamentou a ausência de um representante da CHESF, que se acovardou e não esteve presente para ampliar o debate, ocultando-se de justificar tal decisão.

Ao final da audiência a deputada Flora Isabel tirou um encaminhamento de que será produzido um dossiê com todos os dados que foram levantados durante a discussão, dossiê este que será entregue para autoridades e setores competentes no sentido de tentar inibir esta ação maléfica e que tanto prejuízo trará, não apenas para os trabalhadores da CHESF, mas também para os consumidores e para o desenvolvimento do Piauí.

Gostaríamos de agradecer e parabenizar a todos que contribuíram nesta luta, os trabalhadores da Chesf, parlamentares estaduais e federais, CUT, a imprensa e a sociedade, que sempre estiveram conosco, nesta luta que é de todos!

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7