Sindicato dos Urbanitários e FRUNE se reúnem com governador em busca de apoio contra a privatização das distribuidoras

Nesta quinta-feira (28) os sindicatos dos urbanitários do Piauí, Ceará, Alagoas, Pernambuco e representantes da Federação Regional dos Urbanitários Nordeste – FRUNE estiveram reunidos com o governador Wellington Dias e com o deputado Júlio César, líder da bancada federal do Nordeste, em busca de apoio contra a privatização das distribuidoras de energia da Eletrobras.

O ex-diretor da Chesf, Mozart Bandeira, iniciou a reunião falando da preocupação com as contantes investidas do Governo Federal com a intenção de privatizar as empresas da Eletrobras. “Estamos aqui para que possamos construir saídas para subsidiar a viabilidade das distribuidoras”, falou Bandeira. Outra questão levantada pelo ex-diretor da Chesf foi a questão do Centro de Operação da geradora no Piauí, que recentemente sofreu risco de extinção, mas que, com a força da categoria, conseguiu se manter no Estado, porém, em condições precárias. “O centro do Piauí é de extrema importância para toda a região, um centro muito bom, porém com uma péssima estrutura”. Bandeira finalizou sua fala convidando o Governador para fazer uma visita às instalações do CROO para que ele possa conhecer as dificuldades pelas quais passa o centro.

O presidente do SINTEPI, Paulo Sampaio, falou sobre a luta da categoria contra a privatização e em defesa, não apenas de interesses corporativos, mas também da população do Piauí. “Queremos uma universalização dos serviços, com acesso de energia elétrica para todos a preços acessíveis”, falou Sampaio, que destacou ainda que será enviado para o Governador um documento com proposta da criação de uma empresa nacional de distribuição de energia.

O diretor jurídico da nossa entidade, Francisco Marques, fez uma explanação sobre os números e indicadores da empresa, mostrando o bom desempenho da Cepisa, considerada hoje a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil. “A CEPISA tem mostrado evolução em todos os seus indicadores. Nenhuma empresa privada conseguiu reduzir o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) como nossa companhia”, apontou Marques.

O deputado Júlio César garantiu seu apoio à luta dos trabalhadores para manutenção da CEPISA pública. “Me coloco à disposição dessa luta como coordenador da bancada Nordeste e como homem, pois só vi desvantagens nesta privatização, tanto para o Estado, quanto para o seu povo”, declarou Júlio César.

O Governador Wellington Dias também se mostrou solidário e garantiu apoio em defesa da CEPISA. Ele falou também da possibilidade do Governo do Estado comprar a empresa em caso de leilão. “Estamos fazendo uma ação no Supremo colocando os riscos de prejuízo para a União e para o Estado com a privatização da companhia, hoje com patrimônio positivo de R$ 200 milhões sendo colocada para leilão a R$ 50 mil. Pedimos também um estudo para saber se o Estado poder compra-lá em casa de leilão”, garantiu Wellington Dias.

VEJA VÍDEO DO GOVERNADOR GARANTINDO APOIO À LUTA CONTRA A ENTREGA DA CEPISA

 

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7