Trabalhadores da CHESF aprovam ACT Nacional e Específico

Trabalhadores da Chesf aprovam ACT NACIONAL DA ELETROBRÁS E O ACT ESPECÍFICO DA CHESF, durante Assembleia Geral Extraordinária realizada esta manhã (06), no pátio da sede da empresa, em Teresina.

Foi uma campanha complexa e com vários elementos novos na negociação, em sete meses de negociações, convivendo paralelamente com as incertezas frente as mudanças que a nova gestão da holding e das empresas tentam implantar. Nesse cenário incerto, a FRUNE e a Eletrobras conseguiram construir uma proposta final para o ACT 2023/2024 dos trabalhadores da Chesf.

Importante destacar que, desde o início da campanha, o objetivo final da bancada sindical foi preservar as conquistas históricas dos trabalhadores, evitando demissões sem justa causa na empresa. A prioridade da FRUNE se deu pelo fato da Chesf ter sido uma das empresas do grupo Eletrobras que mais foi sacrificada no último ano, com uma redução prevista acima de 40% do seu quadro próprio com os 02 PDVS ofertados pela Eletrobras. Dessa forma, a FRUNE buscou no acordo deste ano uma garantia que a capacidade operacional da empresa será avaliada pela Eletrobras. E essa garantia veio através de uma redação assegurada para compor o nosso acordo específico.

No mais, apesar do momento adverso, com virada de chave e mudanças na estrutura organizacional de todo o grupo Eletrobras, todas as conquistas dos chesfianos foram mantidas, incluindo os salários e benefícios, que serão reajustados com a inflação retroativa a maio, 4,18%. Consideramos, portanto, que garantir a manutenção dos dois acordos (nacional e específico) sem retrocessos um ano após a privatização, num cenário onde não havia nenhuma garantia aos seus trabalhadores, é um importante triunfo dos trabalhadores.

Parabéns a todos e todas!

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7