BOLETIM EQUATORIAL: Nova prorrogação das cláusulas econômicas do ACT 2019/2021

Vivemos uma conjuntura desafiadora, com péssimas condições de negociação, além de um momento político pouco acolhedor a classe trabalhadora, tanto é verdade que, segundo o DIEESE, cerca de 83% do Acordos Coletivos de Trabalho firmados no primeiro semestre de 2020 foram marcados por perdas salariais, entre perdas de outras cláusulas, para os trabalhadores.

Diante desse cenário, os sindicatos dos Urbanitários do Piauí e de Alagoas resolveram garantir direitos e conquistas já alcançados, por isso conquistaram a extensão da validade das cláusulas econômicas do ACT 2019/2021 até 31 de dezembro de 2020. Essa tática fez com que a categoria nem corresse o risco de uma negociação desfavorável.

Assim, com a necessidade de rediscutir a situação, ainda em contexto de pandemia, imersos em dificuldades óbvias para debates mais alongados em assembleias com a ausência da participação presencial, foi aprovada a prorrogação por mais uma vez, agora com validade até 30 de abril de 2021.

Logo, em maio de 2021, cientes dos avanços do combate à pandemia, motivo que gera menos desgaste para a negociação, haverá a discussão sobre a A Intersindical, formada pelos Urbanitários de Alagoas, Maranhão, Pará e Piauí, acompanhou as discussões e tem agido contemplando o valor da coletividade, em nome da busca por melhores condições de trabalho e vida para os trabalhadores e para as trabalhadoras.

É preciso ressaltar que a categoria deve estar unida e consciente das linhas táticas dos sindicatos, logo, em tempos de intensa rotina “remota” seguir os sindicatos nas redes sociais é uma aproximação saudável, fortalece a divulgação de ações, de opiniões da entidade e gera uma comunicação com redução de ruído, pois a mesma vem de um canal oficial.

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7