SINTEPI inicia negociações com a Cepisa/Equatorial para fechar ACT 2019/2021

Caros (as) companheiros (as) da Cepisa, no último dia 11 de abril o direção deste Sindicato se reuniu com os representantes da Cepisa/Equatorial Energia para iniciar o processo de discussão do Acordo Coletivo de trabalho – ACT, em vigor e que se encerrará no próximo dia 30 de abril. O representante corporativo da empresa abriu a reunião fazendo uma exposição sobre a estrutura organizacional do grupo Equatorial; em seguida, fez um breve histórico sobre suas negociações e relações com os trabalhadores da Cemar e da Celpa; ele também falou da situação da Cepisa e dos pontos que deveriam ser tratados na mesa de negociação, tais como: fazer um ACT por dois anos, ou seja, 2019/2021, discutir um termo de PLR para 2020 e uma política de banco de horas-extras.

Posteriormente, o representante fez um breve comentário sobre a nossa pauta de reivindicação e a relação da mesma com o modelo de gestão da empresa. Logo após, ele apresentou a sua contraproposta para o ACT 2019/2021 e sugeriu um calendário de negociação com o objetivo de fechar o acordo até o final do corrente mês. Nós representantes dos (as) trabalhadores (as) fizemos algumas ponderações em relação ao que é praticado hoje no nosso ACT e o que provavelmente a empresa tem intenção em suprimir. Falamos também da intenção de se trabalhar um processo de transição sobre os direitos que são hoje praticados no atual ACT. Colocamos também que a empresa vem diminuindo significativamente o seu custo com pessoal do quadro próprio.

O fato é que essa primeira contraproposta apresentada pela empresa está bem aquém do que queremos, um acordo digno, justo e que atenda minimamente os interesses dos trabalhadores. A próxima reunião de negociação para discorrer sobre as cláusulas apresentadas na nossa proposta e contraproposta da empresa ficou para os dias 17 e 18 de abril.

Convocamos a categoria para se envolver na campanha salarial, mantendo a  mobilização de sempre.

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7