Trabalhadores(as) da Equatorial Piauí aprovam Aditivo 2020

                Após dois anos sem negociação, conforme já foi colocado por esta entidade sindical através de boletins, as negociações do Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2021, previsto para os meses de abril/maio de 2020, o qual foi adiado para se discutir na data base de maio de 2021, finalmente tiveram suas discussões iniciadas no dia 30 de junho deste ano, onde os representantes do sindicato junto com os representantes da empresa concensaram as premissas e metodologia das negociações. Os negociadores da companhia expuseram sua intenção de trabalhar o Aditivo conjuntamente com o Acordo Coletivo de Trabalho 2021/2023, alegando que a inflação do último período foi superior à expectativa do Grupo Equatorial. Nós da entidade sindical argumentamos a necessidade de fecharmos primeiro o Aditivo para só depois discutirmos o ACT 2021/2023. Após três reuniões de negociações, com muitos debates calorosos entre os representantes do SINTEPI e da Equatorial, a empresa, que a princípio expôs a intenção de reajustar as Cláusulas Econômicas do Aditivo em 100% do INPC (2,46%) sem o retroativo, apresentou na penúltima rodada de negociação, dia 11 de julho, o reajuste com o retroativo das seguintes cláusulas:

– Reajuste Salarial;

– Auxílio Alimentação;

– 13º Ticket;

– Piso

E sem retroativo:

– Transferências;

– Seguro de Vida;

– Auxílio Creche;

– PLR.

            O Sindicato, embora não concordasse com a contraproposta da empresa, levou para apreciação e deliberação da categoria durante uma Assembleia Geral Extraordinária, realizada no dia 14 de julho, através da plataforma virtual ZOOM, onde a maioria dos(as) trabalhadores(as) votou pela aprovação da contraproposta apresentada pela Equatorial Piauí. Agora iremos iniciar as negociações do ACT 2021/2023 em sua integralidade.

            Ainda durante as discussões, o sindicato fez suas críticas e cobrou da empresa o cumprimento do acordo feito em mesa de negociação em relação à demissão de dirigentes sindicais, no caso dos quatro delegados que foram demitidos sem justa causa e solicitamos suas reintegrações. A empresa ficou de dar um posicionamento nas próximas reuniões.

            Diante de todas as adversidades, esta entidade sindical reafirma seu compromisso de continuar defendendo os direitos dos(as) trabalhadores(as) e convida a todos(as) a nos unirmos na luta em prol dos nossos interesses.

Trabalhador unido, jamais será!

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7