1º de maio – Dia do Trabalhador!!!

1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador, data que tem origem a primeira manifestação de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, e numa greve geral em todos os Estados Unidos, em 1886. Até 1886, os trabalhadores jamais pensaram exigir os seus direitos, apenas trabalhavam.

No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês ratificou as 8 horas de trabalho e proclamou o dia 1º de maio como feriado, e uns anos depois a Rússia fez o mesmo. No Brasil é costume os governos anunciarem o aumento anual do salário mínimo no dia 1 de maio.

Esta data representa o momento que os empregados e as empresas têm para refletir sobre as legislações trabalhistas, normas e demais regras de trabalho. Nesta data também é homenageada a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados.

Aqui no Piauí, a luta dos trabalhadores urbanitários tem sido histórica, além de conquistas trabalhistas, a defesa pelas empresas públicas, prestando serviço de qualidade para toda população piauiense. Nos últimos anos a categoria tem tido uma luta incessante contra as privatizações no setor elétrico e de saneamento, que vêm sofrendo com políticas neoliberalistas e governos que só pensam em seus próprios interesses, querendo entregar o patrimônio do povo para capitalistas, que só visam lucro em detrimento das necessidades da população.

O Sindicato e os trabalhadores urbnitários encontram-se em plena campanha salarial, reivindicando e persistindo nas negociações para fecharem Acordo Coletivo de Trabalho digno e sem rebaixar os direitos trabalhistas conquistados ao longo de anos. Apenas o SAAE, de Campo Maior, está com Acordo fechado. Agespisa, Emgerpi/COHAB, Chesf e Cepisa então em meio às negociações. E pedimos a todos(as) trabalhadores(as), que, como sempre fizemos, permaneçamos unidos e mobilizados para conseguirmos fechar nossos acordos em meio ao cenário de adversidades que se coloca em nossa frente.

O Sindicado aproveita para parabenizar todos(as) os urbanitários(as), que fazem parte da história de construção dessas empresas de vital importância para o povo e para o desenvolvimento do Piauí e que, todos os dias, trabalham para  manter estes serviços com qualidade e assistência para toda população!! Parabéns, companheiros!!!!

Nossa luta continua, sempre! Trabalhador unido, jamais será vencido!

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7