8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher é celebrado mundialmente no dia 8 de março. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutava por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas, ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos. A partir dos anos 1960 a data passou a ser escolhida com frequência para os protestos a favor da igualdade de gênero, inclusive no Brasil durante a ditadura de 1964, e foi aos poucos se tornando, não oficialmente, o Dia Da Mulher, até 1975 quando a ONU declarou 8 de março como o Dia Internacional Da Mulher.

O feminismo sofreu mudanças desde que se instalou por aqui. Antes, composto majoritariamente por mulheres de classe média e escolaridade mais elevada, o movimento se concentrava mais nos centros urbanos. Com o passar dos anos e pouco a pouco, ele foi penetrando outras camadas sociais e, hoje, em todas as partes do Brasil, há quem lute pelos direitos das mulheres. Direitos, esses, que pregam a liberdade e a igualdade, pregam que as mulheres possam ter os mesmos direitos e oportunidades que os homens. Por exemplo, o IBGE aponta que para cada US$1 recebido por trabalhadores homens, US$0,73 é pago a mulheres na mesma função e as organizações que buscam os direitos das mulheres lutam para que essa diferença seja cada vez mais reduzida.

A luta feminista, hoje, concentra-se na liberdade das mulheres para que possam agir como mais lhes apetecer. Seja se vestir como quiserem, optar por sair do trabalho para cuidar dos filhos ou não. O importante não é que os gêneros sejam tratados da mesma forma, mas que tenham suas diferenças respeitadas para que alcancem os mesmos direitos e liberdades. É por isso que o feminismo continua a lutar.

Em nossa categoria urbanitária as mulheres vem demonstrando sua força e participação em todas as nossas lutas e engrandecendo nosso movimento em defesa de nossos direitos e de nossas empresas públicas. Parabéns, companheiras! A luta feminista é de todos nós, mulheres e homens, que lutamos por uma sociedade justa e igualitária.

CONVITE

O Sindicato dos Urbanitários do Piauí convida você a participar do evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá dia 9 de março (sexta-feira), a partir das 17h, no auditório do SINTEPI.

Durante o evento acontecerão as palestras: “Os impactos da Reforma Trabalhista na vida das mulheres” e “A violência contra a mulher”. Terá ainda coquetel e sorteio de brindes.

Participe!

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7