Em audiência de conciliação, Equatorial não oferece acordo e ainda retira direitos consolidados dos trabalhadores

 

Em primeira audiência de conciliação, Equatorial não oferece acordo e ainda retira direitos consolidados dos trabalhadores

 

A Equatorial Energia, controladora da Cepisa, retirou direitos consolidados dos trabalhadores da Cepisa, entre eles as horas extras, a periculosidade e diárias de viagens. Além disso, vários trabalhadores estão sofrendo pressões e assédio moral pelo grupo privado, no intuito claro de forçar os trabalhadores, após desânimo e tensão, a aderir ao minguado plano de desligamento voluntário, proposto pela mesma e que não atende aos anseios e aos anos de trabalho dedicados à companhia.

No entanto, o ponto positivo é que pelo menos a controladora, após muita luta política e jurídica, reconheceu que deveria não apenas demitir os trabalhadores, mas ofereceu a opção de um PDV. Não é a proposta justa para quem dedicou uma vida à Cepisa, mas a Equatorial se viu obrigada a oferecer o plano.

Na última sexta-feira (25/01), aconteceu a primeira audiência pública de conciliação na 1ª Vara do trabalho, entre os demitidos da Cepisa, o SINTEPI e a Equatorial. Novamente, a empresa não apresentou nenhuma proposta de readmissão dos 42 trabalhadores demitidos sem motivação e de forma arbitrária, embora tenha cessado as demissões. Acreditamos que a falta de respostas sobre demissões se deve ao calendário imposto do PDV, ao qual a Equatorial espera tantas adesões quanto possível.

Para o SINTEPI, a prática da empresa privatista tem sido considerada a pior entre todas as empresas privadas que passaram a controlar o setor eletricitário no Brasil, entre elas a Energiza e a Oliveira Energia; ambas não estão demitindo trabalhadores concursados e nem retirando direitos, como os dos trabalhadores da Cepisa, que estão protegidos tanto pela CLT, quanto pelo Acordo Coletivo de Trabalho nacional, que vigora até 30 de abril deste ano.

Na audiência, foi dado prazo de 10 dias para o SINTEPI apresentar sua manifestação sobre os argumentos e documentos de defesa da Equatorial.Ficou também designada uma segunda audiência, marcado para 28 de março, às 8h30, na qual as partes poderão ouvir testemunhas. Depois da realização desta segunda audiência, muito provavelmente teremos a data em que será publicada a sentença. O escritório de Advocacia Garcez informará qualquer novidade advinda nesta importante ação que foi ajuizada pelo nosso Sindicato em defesa da combativa categoria dos eletricitários da Cepisa.

Fonte: SINTEPI

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7