Temer e seu presente de Natal aos piauienses: energia aumenta em quase 13%

PRESENTE DE NATAL!

A conta de energia aumenta em quase 13%

 

O Governo Temer aplica mais um golpe nos piauienses, dessa vez para doer no bolso de todos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (27/11) um reajuste médio de 12,64% para as tarifas de energia da Companhia de Energia do Piauí (Cepisa), programado já para o dia 02 de dezembro. Todos os piauienses foram enganados. Isso porque quando a Eletrobras armou o leilão de venda da Cepisa para beneficiar a Equatorial, sem nenhum concorrente, no dia 26 de julho, a promessa desse grupo privatista foi de reduzir as contas de energia em 8,5%. Assim que tomou posse da empresa, o assunto da redução da tarifa foi abafado e agora um presente de Natal para todos os piauienses é mais um aumento abusivo.

E tem mais, a Aneel autorizou a Equatorial a preparar estudo de revisão tarifária dentro de 45 dias, com previsão de mais um tarifaço para março de 2019, que poderá chegar até 30% de aumento. Um abuso que o Sindicato dos Urbanitários (SINTEPI), apoiado por órgãos de fiscalização e controle, além da sociedade não deverão permitir. O presidente do SINTEPI, Paulo Sampaio, afirmou que esse era, sem dúvida, o reflexo da privatização, orquestrada pelo governo de Michel Temer. “Queremos o cumprimento do contrato de concessão, que está Sub Júdice, pelo qual tanto a Equatorial, quanto a Eletrobras se comprometeram em reduzir a tarifa de energia no Piauí em 8,5%, registrada em discurso no dia do leilão de venda. Esse aumento de 12,64% não pode ser concretizado, sem que o governador do Piauí, os deputados e o Ministério Público Estadual se pronunciem o quanto antes”, criticou.

A primeira ação do Sindicato dos Urbanitários foi a aprovação do requerimento do deputado Francisco Lima (PT) para uma audiência pública para discutir esse reajuste da tarifa de energia elétrica, a qualidade dos serviços e o atendimento à população mais carente; além de demissões sem justificativas dos empregados, entre outros. Assim, o Sindicato dos Urbanitários convoca os consumidores piauienses, o Ministério Público Estadual, outras entidades sindicais e movimentos populares para uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí, no próximo dia 06 de dezembro, às 10 horas da manhã, para discutir e aprovar encaminhamentos contra esse abuso que vai afetar a todos os piauienses. A Aneel e o Governo Temer estão promovendo um assalto sem precedentes na economia do Piauí e os piauienses devem ir até as últimas consequências para impedir esse abuso econômico que somente beneficiará esse grupo de forasteiros da Equatorial, que arrematou a Cepisa pela irrisória quantia de R$ 45 mil.

HISTÓRICO

A Cepisa foi a primeira distribuidora da Eletrobras a ser vendida, como parte do pacote preparado pelo governo federal. Em julho, a Equatorial venceu o leilão e assumiu o comando da empresa. O reajuste aprovado nesta terça-feira será aplicado a partir do dia 2 de dezembro. Para os consumidores residenciais e comerciais, atendidos em baixa tensão, o reajuste médio será de 12,40%. Já para os consumidores industriais, atendidos em alta tensão, o reajuste médio será de 13,61%. A Cepisa é atualmente prestadora designada do serviço público de distribuição de energia elétrica e atende cerca de 1,3 milhão de unidades consumidoras.  A companhia foi leiloada no dia 26/7/2018, em certame realizado na B3, em São Paulo. Na ocasião, a Equatorial Energia venceu a disputa, sendo única proponente, com lance de R$ 45.521,52.  Além da CEPISA, a Equatorial Energia administra as distribuidoras Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) e a Centrais Elétricas do Pará (CELPA). 

 

PRIVATIZAÇÃO É O FIM DE UMA NAÇÃO!

Fonte: SINTEPI

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7