Vereadores de Parnaíba adiam sessão extraordinária para segunda, último dia do ano

 

Mobilizados desde quinta em Parnaíba, diretores do SINTEPI e a população pressionam vereadores contra privatização do sistema de água

Marcada para o início da noite desta sexta-feira (28) uma sessão extraordinária na Câmara Municipal de Parnaíba, que discutiria e aprovaria ou não a municipalização dos serviços de água e esgosto do município no litoral do Piauí, infelizmente a presidência da casa resolveu adiar a sessão para a próxima segunda feira (31), último dia do ano em curso, às vésperas das festas de virada de ano.

Com forte pressão de vários integrantes do Sindicato dos Urbanitários do Piauí  SINTEPI, que representa os trabalhadores da Agespisa, companhia estadual que gere os serviços de saneamento da região, além de moradores de Parnaíba e representantes de entidades de classe, os vereadores, sentindo a pressão para que defendam os serviços públicos e não aprovem a privatização, não teve quorum suficiente para levar a pauta à discussão.

Nesta sexta-feira pela manhã, a diretoria do SINTEPI se reuniu com três vereadores, entre eles o presidente da Câmara, José Geraldo Alencar Filho, além de reunião com representante da assessoria jurídica da Prefeitura Municipal e representante da Procuradoria do Município de Parnaíba, no sentido de buscar um concenso sobre os pontos polêmicos e as consequências para todos os parnaíbamos quanto à privatização do saneamento. Entre os artigos mais polêmicos do projeto do prefeito Mão Santa está o artigo 75, que chegava a abrir a possibilidade de privatização desses serviços; após as reuniões, chegou-se ao concenso de que o artigo seria suprimido e o projeto seguiria para discusão na sessão sem esse item. No entanto, por volta de 13 horas, a presidência da Câmara Municipal informou que a sessão foi adiada para a próxima segunda-feira, com a presença de mais vereadores.

O SINTEPI já informou que o adiamento para um dia atípico não enfraquecerá o movimento e a pressão sobre os vereadores e mais, novos diretores e membros do Sindicato, que ainda não estavam na cidade irão em caravana para acompanhar a sessão na próxima segunda. Em VT circulando em todo o Estado do Piauí, o SINTEPI pede mais compromisso dos vereadores para com os interesses públicos do povo parnaibano e não com grupos privados apoiados pelo prefeito Mão Santa.

 

ASCOM
Márcia Cristina

 

 

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7