AGESPISA REINCIDE NO ATRASO DE SALÁRIOS

O Sindicato dos Urbanitários do Piauí vem, mais uma vez, protestar contra o atraso no pagamento dos salários dos(as) trabalhadores(as) da AGESPISA. Além da demissão de cerca de 650 empregados(as) após a entrega do sistema de saneamento básico do Piauí à empresa AEGEA, o Governo do Estado, por meio da AGESPISA, passou também a atrasar os salários daqueles(as) que permanecem com vínculo ativo.

Embora a empresa já possua um histórico de atrasos, a situação se agravou após a retirada da operacionalização dos serviços de saneamento. Desde o pagamento referente a julho de 2025, o sindicato tem sido obrigado a acionar a Justiça para garantir o cumprimento da legislação trabalhista e do Acordo Coletivo de Trabalho vigente, que determina o pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês subsequente.

Em resposta a uma das ações, a Justiça determinou que o pagamento fosse efetuado até 22 de agosto. Ainda assim, a empresa descumpriu a decisão, obrigando o sindicato a ingressar com nova reclamação. Mais recentemente, a Justiça do Trabalho determinou que os salários fossem pagos até 12 de setembro, com multa equivalente à remuneração do empregado em caso de descumprimento. Mesmo assim, até esta data, 17 de setembro, a determinação não foi cumprida, e o sindicato já comunicou a reincidência.

Na avaliação do sindicato, os atrasos não se tratam apenas de dificuldades administrativas ou financeiras, mas configuram verdadeira perseguição e pressão, com o objetivo de forçar os(as) trabalhadores(as) a pedirem demissão, submetendo-os a um processo de coação e desgaste inaceitável.

Leave a reply