Diante o processo de privatização da AGESPISA apresentado pelo Governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles, de forma atropelada, sem diálogo com a sociedade, o Sindicato dos Urbanitários vem realizando diversas ações, seja no âmbito jurídico, administrativo, político e sindical, no sentido de abrir o debate sobre o tema para esclarecer aos piauienses sobre as maléficas consequências da privatização dos serviços de água e esgoto. Estudos realizados por conceituados órgãos de estatísticas, bem como as notícias que se tem das referidas consequências, são as seguintes: aumento da tarifa, precarização na qualidade dos serviços, não cumprimento dos investimentos prometidos, consequentemente de nenhuma das metas contratuais.
O sindicato tem realizado debates, através de audiências públicas em câmaras municipais de diversos municípios, como Parnaíba, Picos, Floriano e mais recentemente em Campo Maior, onde quem presta os serviços de saneamento básico é o SAAE, uma autarquia autônoma que foi incluída na Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE), podendo assim também ser entregue ao capital privado. Também tem feito debates e audiências com algumas instituições, tais como: Universidade Federal do Piauí – UFPI, Ministério Publico Federal e Estadual, Tribunal de Contas do Estado, dentre outros.
Nessas audiências tem sido tirados encaminhamentos importantes para envolver a população, como consulta pública, manifestos contrários à privatização e ações jurídicas. Em Picos, foi realizando no dia 30/07/24, um grande debate do SINTEPI, juntamente com o Diretório Central dos Estudantes da UFPI, onde foi amplamente discutido as consequências da privatização do saneamento e seus impactos no Estado do Piauí, bem como em todo território nacional. Neste debate contamos com a participação de vários técnicos especializados em saneamento a nível nacional e companheiros do SINDAGUA-BA, sendo que um dos diretores (Geovane) é Secretário de Saneamento da FRUNE, e que deram uma valiosa contribuição para o debate.
Nesse momento é importante lembrar que esta entidade sindical sempre defendeu os direitos dos trabalhadores/as, bem como a manutenção das empresas públicas estatais. Assim, nós da direção do SINTEPI, reafirmamos nosso compromisso com a categoria urbanitária, mantendo-nos vigilantes e tomando iniciativas eficazes juntamente com toda a categoria em busca de resultados que sejam vitoriosos para a classe trabalhadora.