AGESPISA VOLTA A ATRASAR SALÁRIOS!

O Sindicato dos Urbanitários do Piauí vem, mais uma vez, denunciar o descaso da AGESPISA com seus(as) trabalhadores(as). Já são três meses consecutivos (julho, agosto e setembro) de atrasos no pagamento dos salários, configurando uma afronta direta aos direitos trabalhistas e às decisões da Justiça do Trabalho.
Após a entrega do sistema de saneamento básico do Piauí à empresa AEGEA e a demissão de cerca de 650 empregados(as), o Governo do Estado, por meio da AGESPISA, passou a atrasar também os salários daqueles(as) que permanecem com contrato ativo.
Desde julho de 2025, o sindicato tem sido obrigado a recorrer à Justiça para garantir o cumprimento da legislação trabalhista e do Acordo Coletivo de Trabalho, que determina o pagamento até o quinto dia útil do mês subsequente.
No mês de setembro, a prática se repete. O dia 07 de outubro, prazo final estabelecido pela CLT para quitação dos salários, encerrou-se sem que a AGESPISA cumprisse sua obrigação legal. Diante desse novo descumprimento, este sindicato, mais uma vez, irá recorrer à Justiça do Trabalho, denunciando a reincidência e o desrespeito da empresa às decisões judiciais.
Na avaliação do Sindicato dos Urbanitários do Piauí, os sucessivos atrasos não são meras falhas administrativas, mas uma forma de perseguição, pressão, e desgaste moral para os trabalhadores.