SINTEPI assina contrato para tentar barrar privatização da Agespisa

Com o início da transição do sistema de saneamento do Piauí para a empresa privada Aegea, o clima de insegurança entre os trabalhadores da Agespisa tem se intensificado. O governo estadual, acusado de criar um ambiente de “terrorismo psicológico”, agravou a situação ao não fornecer informações claras sobre o futuro dos(as) empregados(as). A situação se torna ainda mais preocupante com a propagação de informações distorcidas por alguns colaboradores, afetando o bem-estar psicológico de muitos(as) trabalhadores(as).

O Programa de Demissão Voluntária (PDV) robusto, que teve início em janeiro, trouxe mais incertezas. Até o momento, o governo de Rafael Fonteles não apresentou uma definição oficial sobre o futuro dos(as) funcionários(as) da Agespisa. Apesar disso, o Sindicato dos Urbanitários busca tranquilizar seus associados(as), já que o governo nos afirmou que seguirá a programação previamente definida e que somente após a conclusão do PDV robusto, discutirá a situação dos(as) empregados(as) com o sindicato.

Durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada em 18 de dezembro de 2024, em Teresina, a categoria aprovou, por unanimidade, uma contribuição extraordinária para a contratação de um escritório especializado em ações contra privatizações. No mesmo dia, o SINTEPI assinou o contrato, com previsão de iniciar as ações legais já na semana seguinte, com o objetivo de impedir o avanço do que consideram um “crime de lesa-pátria”.

O SINTEPI reafirma o compromisso com a categoria, destacando a importância da cautela, vigilância e confiança no trabalho do sindicato. Mesmo diante de um cenário adverso, o sindicato permanece confiante em alcançar resultados positivos. Reuniões com o governo já estão agendadas para os próximos meses, visando tratar de todas as questões relativas aos trabalhadores(as) da Agespisa.

Cumprindo a agenda de atividades de 2025, o SINTEPI iniciou visitas a todos os municípios do estado, distribuindo jornais, boletins e calendários, além de atualizar os(as) trabalhadores(as) sobre o processo de privatização e outras demandas relacionadas à Agespisa.

A direção do SINTEPI conclama para que todos(as) permaneçam unidos e lutando com todos os meios possíveis para assegurar seus postos de trabalho e reverter a privatização.

TRABALHADOR UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!

Leave a reply