Trabalhadores da AXIA Energia (CHESF) aprovam, em assembleia, proposta de Banco de Horas

O Sindicato dos Urbanitários do Piauí esteve reunido, na manhã desta quarta-feira (8), com os trabalhadores e trabalhadoras da AXIA Energia (CHESF), em Teresina, para debater, esclarecer dúvidas e deliberar coletivamente sobre a proposta apresentada pela empresa referente ao Banco de Horas da categoria.
Após amplo debate e todos os esclarecimentos necessários, a proposta foi colocada em votação e aprovada por unanimidade pelos trabalhadores presentes, demonstrando a força da organização e da decisão coletiva da categoria.
Com vigência a partir de abril de 2026, o novo Banco de Horas passa a funcionar da seguinte forma:
🔹 Redução do limite do Banco de Horas
O saldo máximo permitido será reduzido de 120 horas para 56 horas, evitando o acúmulo excessivo de horas e garantindo maior equilíbrio na jornada de trabalho.
🔹 Pagamento garantido das horas trabalhadas aos finais de semana
As horas realizadas aos finais de semana serão destinadas diretamente ao pagamento, somente podendo ser lançadas no Banco de Horas caso haja interesse expresso do trabalhador.
🔹 Unificação dos Bancos de Horas
A CHESF passará a operar com apenas um Banco de Horas, substituindo os atuais banco flexível e banco de compensação, o que simplifica as regras e assegura maior transparência no controle das horas.
🔹 Acordo unificado
O acordo de Banco de Horas passa a ser unificado para todo o grupo Eletrobras/AXIA, fortalecendo a padronização de direitos e garantindo mais segurança para os trabalhadores.
O Sindicato reforça que todas as conquistas são fruto do diálogo, da organização e da participação ativa da categoria, e segue firme na defesa dos direitos e das condições dignas de trabalho.










