Trabalhadores da Chesf aprovam ACT e discutem ameaça de novas privatizações no setor público

Trabalhadores da Chesf aprovam ACT e discutem sobre ameaça de novas privatizações para a classe trabalhadora

Nesta segunda-feira (25.02) pela manhã, foi realizada uma assembleia do Sindicato dos Urbanitários do Piauí – SINTEPI com os trabalhadores da Chesf, no prédio da empresa, em Teresina. Além dos informes nacionais e locais, o ponto principal da pauta foi a discussão e apreciação do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2019/2020 da categoria, que, ao final da assembleia, foi aprovado por unanimidade. O tema da campanha salarial é Eletrobras Pública – Energia vital para o Brasil.

O ACT nacional envolve a Holding Eletrobras e os trabalhadores da Chesf. Entre os pontos principais está a luta pela reposição salarial dos dois últimos anos (2017 e 2018, período em que não houve ganho real. Também pelo abono salarial referente a 2018 que compense a perda de massa salarial, uma vez que o reajuste do ano passado foi de 1,76%, enquanto a inflação no período foi de 2,78%. Fora isso, reajuste do auxílio alimentação, plano de saúde, entre outros.

A assembleia foi conduzida pelo 1º secretário do SINTEPI, Antonio Herbert Marinho, e também pelo presidente da entidade, Paulo Sampaio, e pelo tesoureiro, Francisco Ferreira. Os diretores passaram vários informes, como o andamento da situação de desmonte das empresas públicas, com o apoio do anterior e do atual governo federal à políticas privatistas, como o a quem vem acontecendo na Cepisa/Equatorial, quando o grupo que assumiu a companhia já demitiu, sem justa causa, mais de 70 trabalhadores, trazendo vários problemas de ordem social para os empregados, descumprindo o ACT nacional dos trabalhadores das empresas distribuidoras de energia e pior, prometendo reduzir de dois mil para menos de mil trabalhadores da Cepisa, para contratar mão de obra terceirizada e com péssimos salários. No caso da Agespisa, o governador Wellington Dias, segundo o diretor Francisco Ferreira, também foi o autor de desmonte da maior empresa totalmente pública e piauiense, a Agespisa, quando fez a subconcessão dos serviços de água e esgoto para empresa privada.

Quanto aos demais assuntos específicos dos trabalhadores da Chesf, Marinho também informou sobre a plano de aposentadoria da categoria, a Fachesf e sobre o andamento de algumas ações jurídicas, as quais o Sindicato deu entrada e aguarda decisões, entre elas o PCR, o INTINERI e o PLF.

 

Fonte: SINTEPI

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7