Chesfianos suspendem greve por tempo indeterminado, conforme orientação do CNE

Em Assembleia Geral realizada na manhã desta sexta-feira (28), trabalhadores(as) da CHESF avaliaram a orientação do CNE de suspensão de greve por tempo indeterminado e aprovaram, por unanimidade, o encaminhamento do Coletivo.

Após exaustivas rodadas de negociação, a empresa continuou batendo na tecla de exclusão de cláusulas que protegem os trabalhadores(as) contra as demissões em massa. Neste sentido, o CNE solicitou a mediação das negociações ao Tribunal Superior do Trabalho – TST. Porém a empresa continuou irredutível e não restou outra saída à categoria, senão a aprovação de um movimento grevista por tempo indeterminado.

Na reunião no TST, que aconteceu nesta quarta- -feira (26), já no Processo de Mediação Pré-Processual (PMPP), esta mobilização da categoria foi determinante para conseguir extrair a prorrogação do ACT Nacional e demais instrumentos até o último dia do mês de julho de 2019. A prorrogação foi sugerida à Eletrobras pelo ministro vice-presidente do TST, Renato de Lacerda Paiva, como condição para que o processo de mediação pudesse prosseguir.

Em contrapartida, também solicitou que as entidades sindicais deliberassem em assembleias a suspensão do movimento grevista. Embora o TST entre em recesso no mês de julho, trabalhando apenas na condição de plantão, o ministro designou o juiz auxiliar, Rogério Neiva, para continuar este processo durante o recesso. Nos próximos dias será apresentado às entidades o cronograma para a continuidade das reuniões de mediação no TST.

Considerando nosso objetivo de não recuar nas conquistas históricas da categoria, diante do cenário adverso trazido pelo desmonte da legislação trabalhista e levando em conta a conjuntura política brasileira, assim como o cenário de ameaça de privatização, o CNE entende a importância do processo de mediação e conta com o respaldo da categoria eletricitária para continuar a construção de um ACT DIGNO E JUSTO, sem retirada de direitos.

Vamos continuar unidos e mobilizados em defesa dos nossos empregos!! Trabalhador unido, jamais será vencido!

 

Com informações do CNE

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7