Sindicato alerta para os riscos da sobrecarga de profissionais da Eletrobras Distribuição

Com homens trabalhando de domingo a domingo, Sindicato dos Urbanitários alerta para os riscos da sobrecarga de trabalho de empregados e prestadores de serviços da Eletrobras Distribuição Piauí, principalmente nesta época de B.R.O.Bró quando o consumo de energia aumenta e, consequentemente, as ocorrências e demanda de trabalho também, deixando muitas vezes o trabalhador estafado, o que pode resultar em serviços sem qualidade e até mesmo em acidentes de trabalho, que neste setor, podem ser fatais.

De acordo com o presidente do Sindicato, Paulo Sampaio, equipes que operam em linhas energizadas e não energizadas, trabalham muitas vezes sem turno de revezamento, chegando a ficar na ativa de domingo a domingo, em um campo de trabalho que requer concentração extra. “A solução seria a troca de equipes, trabalhando em turno de revezamento, para se ter um descanso adequado e assim cumprir sua função com um aproveitamento bem superior”, disse Sampaio.

Na última terça-feira ocorreu um acidente por volta das 15h40, durante a realização de um procedimento da equipe de linha viva – especializada em trabalhos com rede energizada-, como parte da ampliação da subestação Marquês, que levou a óbito Antônio Alves de Macedo, eletricista de 42 anos, empregado da empresa Máximo Engenharia, que presta serviços à Distribuidora. O Sindicato lamenta profundamente e se solidariza com amigos e familiares da vítima.

Paulo Sampaio faz um último alerta. “Acidentes lamentáveis como este poderiam ser evitados com a prática simples de turno de revezamento, não queremos dizer que esta foi a causa do acidente, mas é claro que estes trabalhadores cumprem jornadas muito pesadas de trabalho”.

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7