Assembleia Legislativa, através de audiência pública, discutirá sobre privatização da ED-PI

Uma audiência pública, que acontecerá nesta quarta-feira(14), na Assembleia Legislativa, a partir das 10h, pretende discutir a situação da Eletrobras Distribuição Piauí, que sofre com ameaça real de privatização. O caminho para privatização do setor ganhou força no dia 22 de julho, quando os acionistas da Eletrobrás decidiram, em assembleia geral, não renovar as concessões de seis empresas do Norte e Nordeste: Amazonas Energia, no Amazonas; Eletroacre, no Acre; Ceron, em Rondônia; Cepisa, no Piauí; Ceal, em Alagoas; e Boa Vista Energia, em Roraima.

A audiência foi proposta pela deputada estadual Flora Izabel (PT), através das articulações políticas do Sindicato dos Urbanitários, que vê com preocupação a atual situação do setor elétrico nacional. “Isso dá uma insegurança jurídica e dá uma insegurança social. Por que qual a saída que você terá para os servidores? No caso do Piauí, em torno de 1.400 trabalhadores que ficam sem perspectiva” disse o presidente do Sindicato, Paulo Sampaio, ao questionar também se haveria interesse do capital privado de entrar em regiões com “maiores problemas sociais” sem o suporte de uma empresa pública.

Com a audiência, onde participarão órgãos como a OAB-PI, Ministério Público, CUT, pretende-se aprofundar a discussão sobre as consequências dessa privatização.

 

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7