Falta d´água em Teresina e descumprimento de ACT expõem as vísceras da privatização de WD

Falta d´água em Teresina e descumprimento de ACT expõem as vísceras da privatização de WD

Os (as) trabalhadores (as) agespisianos (as) passam por momentos difíceis, resultado de um desastroso ato do Governo Wellington Dias, quando, sem ouvir a população e os (as) trabalhadores(as), implementou a privatização do sistema de água e esgoto de Teresina, retirando da empresa a sua principal fonte de arrecadação, que está justamente na capital. Com isso, a empresa ficou sem as condições financeiras para implementação dos investimentos necessários na maioria dos municípios restantes. O governo WD vem reforçando o abandono do saneamento; a prova disso vem se refletindo negativamente com mais políticas privatistas, agora em alguns municípios, a maioria com a conivência do governador.

Não bastasse tudo isso, a privatização mostra os reflexos negativos penalizando a população. Conforme registrado pela imprensa, nesta semana, as velhas práticas do carro-pipa, tão criticadas pelo governador, estão sendo utilizadas agora pela AEGEA, que, conforme, notícia na TV, estava distribuindo na zona norte de Teresina, água podre, sem nenhuma condição de uso humano, além disso, centenas de famílias voltando a usar a velha lata d´água na cabeça e sofrendo todo tipo de privação em pleno Br-o-bró.

Privatizar o saneamento nos demais municípios é muito grave, pois estamos tratando de um setor essencial que deveria ser prioridade para qualquer governo que pense nas políticas públicas que melhoram a vida do povo. Não é o que estamos observando nas práticas implementadas nesse governo entreguista. O SINTEPI repudia todas essas medidas e continua acreditando na luta e enfrentando, tanto política como juridicamente, os desmandos de WD, em conchavo com grupos privatistas infiltrados no seu governo e que não têm nenhum projeto de melhoria do sistema.

 Em reunião da diretoria do SINTEPI com a diretoria da Agespisa, na última segunda-feira (22/10), na sede da empresa, ficou explícito tudo o que temos falado; a empresa continua com desmandos e até descumprindo o Acordo Coletivo de Trabalho.

Descumprimentos de cláusulas do ACT com os trabalhadores:
1 – Atraso de pagamento de férias;
2 – Atraso de pagamento de adicionais noturnos e horas extras;
3 – Pagamento de folha quebrado, sem a inclusão de auxílio-creche e auxílio-excepcional;
4 – Pagamento de rubricas atrasadas ainda de 2017, entre outros
.

                Como sempre o reflexo direto provocado pela irresponsabilidade do Governo WD recai sobre o trabalhador, que não tem nenhuma culpa, pelo contrário, está pagando caro por um ato irresponsável e imoral do Governo do Estado.

MUTIRÃO DE ARRECADAÇÃO – A diretoria da Agespisa informou aos diretores do SINTEPI que está formando equipes para se deslocarem às Regionais do Piauí com o objetivo de fazer cobranças para aumentar a arrecadação e, assim, tentar saldar contas de final de ano da empresa, incluindo pagamento do 13º salário.             A importância dos (as) trabalhadores (as) nesse momento é crucial para o cumprimento dessa meta, que é manter os pagamentos em dia.

Fonte: ASCOM SINTEPI

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7