Sindicato dos Urbanitários participa de I Encontro de Comunicação da FNU

O presidente do Sindicato dos Urbanitários, Paulo Sampaio e o diretor de Imprensa e Divulgação, Carlos Alberto de Miranda, acompanhados da assessoria de Comunicação, participaram do I Encontro de Comunicação da FNU/CNU, que aconteceu nos dias 5 e 6 deste mês, em Brasília. O encontro reuniu sindicalistas e assessores de todo o Brasil e discutiu a importância da comunicação sindical para o movimento dos trabalhadores.

A jornalista, historiadora e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação, Claudia Santiago Gianotti, foi uma das palestrantes e falou sobre as disputas midiáticas no país e sobre os desafios que os trabalhadores precisam superar para conseguir driblar a hegemonia da grande mídia. “Precismos estar atentos para conseguirmos lutar contra o monopólio da grande mídia, como é o caso da Rede Globo, para conseguirmos retomar o processo democrático do país”.

Maísa Lima, assessora de Comunicação da CUT-GO, também fez palestra e falou sobre o projeto de comunicação aplicado pela Central e que vem colhendo bons frutos naquele estado. A jornalista falou da importância da decisão política da diretoria da entidade para conseguir colocar em prática este projeto de comunicação. “É preciso, antes de tudo, a diretoria das entidades estarem conscientes da importância da comunicação para a luta dos trabalhadores e dispostas a investir em profissionais para a construção de um projeto de comunicação eficiente, com a produção de mídias sindicais independentes”, disse a jornalista.

O produtor da TVT, Hamilton Rocha, apresentou a proposta da TV, que vem com um novo discurso na construção de um consciente coletivo pensante e que retome a democracia no país. “É preciso fazer o enfrentamento da comunicação apostando e apoiando a TVT, uma emissora criada para ter lado, o lado dos trabalhadores e de povo brasileiro. Temos visitado o país inteiro buscando junto aos sindicatos parceiros que possam se somar nessa luta, de levar uma comunicação popular e plural. A contribuição para manter no ar a emissora é fundamental”, afirmou Rocha.

O evento foi encerrado com um trabalho em grupo, onde os participantes discutiram como fazer uma comunicação sindical eficiente e como construir uma rede para fortalecer a luta sindical e dos trabalhadores. Foram tirados alguns encaminhamentos, como a criação de uma comissão integrada por dirigentes e assessores de cada região do país, que ficará encarregada da elaboração e construção do Jornal Urbanitário da FNU.

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7