TRABALHADORES(AS) DO SAAE DE CAMPO MAIOR APROVAM REAJUSTE SALARIAL

Representantes do Sindicato dos Urbanitários estiveram reunidos com a diretoria do SAAE, em Campo Maior, na manhã desta segunda-feira(4), para negociação do Reajuste Salarial 2022/2023. O presidente do sindicato, Francisco Marques, iniciou a reunião fazendo um resgate sobre o último encontro entre SINTEPI e SAAE, que ocorreu no mês de Abril deste ano, quando foi levantado o fato de os(as) trabalhadores(as) estarem há três anos sem reajuste salarial, ocasião em que a empresa explicou a situação econômica financeira da empresa e argumentou que precisava de um tempo para investir em uma campanha de arrecadação para que a diretoria pudesse apresentar uma proposta para os trabalhadores. Então, nesta segunda rodada, o sindicato questionou sobre qual a contraproposta a empresa tinha para apresentar aos trabalhadores(as).

O diretor presidente do SAAE, Senhor Wellington apresentou a Contraproposta de 8% de reajuste salarial depois de uma avaliação da capacidade financeira da empresa, destacando que no primeiro semestre de 2022 ocorreu uma mudança de nível dos(as) trabalhadores(as), na qual eles(as) receberam 4% em cima do PCR. Os representantes do SAAE destacaram a impossibilidade de efetuar o corte durante o período da pandemia, provocando uma perda muito grande e um alto custo, além do pagamento de contas de energia elétrica de gestões passadas, explicando ainda que, como estamos em um período de inflação alta no país, acaba aumentando o índice de inadimplência. Os gestores argumentaram ainda que, infelizmente, os insumos para o tratamento da água e do esgotamento sanitário estão altíssimos e que isto não pode ser repassado para os consumidores.

Na Avaliação do Sindicato, a contraproposta que o SAAE apresentou é reflexo do momento difícil pelo qual o país está passando, que ela não repõem as perdas dos últimos três anos, mas retoma a política de valorização de reajuste salarial, que tinha sido perdido com a mudanças ocorridas durante a implantação do PCR na lei municipal, portanto entendemos que o momento é de aprovar a contraproposta. Reforçamos que o Sindicato vai buscar junto à Câmara Municipal a criação de uma lei complementar na lei orgânica do município para contemplar o reajuste dos trabalhadores anualmente com previsão legal

O sindicato entende que 8% do reajuste salarial com mais 4% dos irterníveis do PCR, fecham 12% de reajuste no ano de 2022 para os(as) trabalhadores(as) do SAAE de Campo Maior, o que representa praticamente 100% da inflação do período dos últimos 12 meses. O salário será reajustado na folha de Julho.

Logo após a rodada, a diretoria do sindicato se reuniu com os(as) trabalhadores(as) para repassar as informações sobre a segunda rodada de negociação para o reajuste salarial. Ao final da assembleia geral, o sindicato colocou a contraproposta da empresa para avaliação da categoria, que aprovou por unanimidade.

Parabéns, companheiros(as)!

Trabalhadores unidos, jamais serão vencidos!

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7