22 de março – DIA MUNDIAL DA ÁGUA!!!

O dia 22 de março é comemorado mundialmente, pois foi quando a ONU – Organização das Nações Unidas, em 1992, estabeleceu para ser comemorado o dia da ÁGUA, diante da sua importância para o planeta e para a nossa sobrevivência na Terra e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível para toda a humanidade.

Atualmente a água é fonte de preocupação em todo o mundo. Aqui no Piauí, os(as) trabalhadores(as) da Agespisa, ao lado do Sindicato dos Urbanitários, vem travando uma grande batalha em defesa desse bem que vem sendo ameaçado pelos Governo Estadual e Municipal de Teresina, que pretendem privatizar os serviços de saneamento da nossa capital. Precisamos ampliar esta discussão e envolver toda a sociedade em torno deste tema que é de suma importância para sobrevivência humana. Não podemos admitir que ÁGUA seja tratada como mercadoria, pois, ela é um DIREITO de todo e qualquer ser humano e DEVE ser um bem PÚBLICO, garantido pelo Estado para toda a população, pois esse valioso recurso natural faz parte do patrimônio do planeta.

Em julho de 2010, a Assembleia geral das Nações unidas declarou, através da resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são direitos humanos. Sendo assim, a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei. Não podemos permitir que esse bem maior à sobrevivência humana seja tratado com desrespeito e de forma imoral por nossos governantes, como temos presenciado em nosso Estado.

Os(as) agespisianos(as) estão de parabéns pela consciência, mobilização e união na luta pela preservação da água pública e de qualidade para todos os piauienses. O uso racional da água é fundamental para garantir qualidade de vida da nossa geração e das futuras. Faça uso consciente da água!

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7