Agespisianos aprovam contraproposta da empresa ao Aditivo do ACT 2018/2020

Na manhã desta terça-feira (30), durante Assembleia Geral, os(as) trabalhadores(as) da Agespisa aprovaram, por ampla maioria, a contraproposta da empresa do Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2020, referente às cláusulas econômicas. Após cinco rodadas com muitos embates e extensas negociações, a empresa, mesmo com todas as dificuldades que vem enfrentando do ponto de vista econômico/financeiro causadas por razões que não são culpa do trabalhador(a), apresentou, nesta última reunião, uma contraproposta em mesa de negociação com um pequeno avanço, a qual entendemos ser o possível diante da atual conjuntura nacional, estadual e da própria empresa.

Depois de uma extensa discussão, a empresa apresentou proposta de pagar um abono de R$ 1.575 (mil quinhentos e setenta e cinco reais) que será dividido em 7 (sete) parcelas de R$ 225,00/mês ( duzentos e vinte e cinco reais) nos meses de setembro de 2019 a março de 2020 e o reajuste de 100% do IPCA (4,94%) sobre o salário de todos os empregados a partir de janeiro de 2020.

Entendemos que este não é o acordo que merecemos e desejamos, porém, foi o possível diante de uma das mais difíceis conjunturas para os trabalhadores brasileiros, com uma crise financeira, uma forte recessão com altos índices de desemprego e arrocho salarial. Temos consciência de que a Agespisa tem sido tratada com descaso por parte do Governo do Estado e sofrido uma perseguição constante em alguns municípios, inclusive a entrega do sistema de água e esgoto da capital à empresa privada Águas de Teresina. Avaliamos também que nesta conjuntura, as decisões judiciárias não têm sido favoráveis à classe trabalhadora.

Queremos parabenizar a categoria pela mobilização e apoio nesta Campanha Salarial de 2019, marcada pela conscientização política e a união de todos, pois a participação ativa dos trabalhadores(as) foi decisiva para se chegar a um consenso e ao fechamento do acordo.

Ressaltamos que nossa luta ainda continua, principalmente na defesa e no fortalecimento da Agespisa pública, prestando serviços de qualidade em todo o Estado e lutando contra as ameaças de privatização do Governo do Estado e das prefeituras municipais.

Vamos à luta, companheiros!!! A luta continua!!!

Direção do Sindicato

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7