Proposta do dep. Assis Carvalho garante emprego nas empresas de distribuição de energia

Proposta garante emprego nas empresas de distribuição de energia elétrica
Por Henrique Teixeira – 27/03/20191308
O deputado federal Assis Carvalho (PT-PI) protocolou no último dia 26 de março o Projeto de Lei 1.791/2019, que obriga o aproveitamento de empregados das empresas distribuidoras de energia subsidiárias da Eletrobras, incluídas no Programa Nacional de Desestatização.

O projeto do deputado altera a Lei 12.783, de 11 de janeiro de 2013 para assegurar os empregos dos funcionários das empresas distribuidoras de energia privatizadas, sem prejuízo dos direitos e conquistas adquiridos.

Para o deputado, seu projeto visa “impedir que vários trabalhadores fiquem desempregados”, bem como propõe a “manutenção dos postos de trabalho que terá grande impacto na realidade econômica das regiões afetadas, em razão da localização das empresas que deixarão de ter o controle acionário da União”, e a “redução da taxa de rotatividade por empresas”.

O projeto autoriza a União e empresas adquirentes a disporem de cláusulas específicas em seus contratos referentes à manutenção de postos de trabalho, com garantia de preservação dos direitos e condições de trabalho conquistados, incluídos os direitos de natureza econômica, assegurando aos empregados a opção de permanecerem nos quadros da empresa.

-2:08

Copyright © 2016. * Desenvolvido por Agência Prime7